O resumo da minha Vida de Trainee

O resumo da minha Vida de Trainee

10/10/2018 15:21:32    |    Intercâmbio Agrícola
49

Em maio de 2016 conheci a CAEP através de um colega de trabalho, sempre tive o sonho de viajar e conhecer alguns países, mas por conta da velha história de não tenho tempo para nada apenas para trabalho, nunca sai do lugar. Após analisar minha vida e descobrir que eu não estava satisfeito com os resultados obtidos até aquele ponto, me escrevi no programa de Intercâmbio Agrícola da CAEP e em novembro de 2016 recebi o primeiro contato da Ana, uma das coordenadoras da CAEP Brasil. Após uma entrevista frustrada - meu inglês não estava adequado para conversação - Ana me indicou estudar um pouco mais e tentar novamente a entrevista em 2017, e assim eu fiz, e em fevereiro 2017 finalizei meu application e em junho embarquei para Austrália. O primeiro choque foi ao chegar na Austrália meu host estava me esperando no aeroporto, e de lá partimos para sua fazenda, cerca de 2,5 horas de carro de Melbourne - é geralmente fazenda ficam longe de grandes centros, não espere morar na esquina de NY, Miami ou qualquer outra grande cidade - e quando chegamos ele fez questão de me apresentar a toda sua fazenda - fazenda mista grãos e Ovelha - tudo completamente novo para min, uma vez que trabalhei durante 8 anos em concessão John Deere.

Meu primeiro trabalho foi revisar sua caminhonete, sabia o nome das ferramentas em português, mas não sabia praticamente nada de ferramentas em inglês - primeira dica para um bom sucesso no seu intercâmbio, aprenda sobre ferramentas e unidades numéricas inglesa, isso vai fazer uma grande diferença - daí por diante comecei a aprender e todos os dias sempre coisas nova, novos desafios. Na fazenda fazíamos todos os tipos de manutenções, em tratores, colheitadeiras, construção, consertar cercas e construir novas, alimentar ovelha, checar ovelhas no período de recriação, ajudar em partos - checar se alguma está doente e duas vezes por ano cortar lã.

Não é uma vida fácil mais com alguns dias você e seu corpo começam a acostumar com o trabalho, e depois disso, passa a virar parte da sua vida. Alguns trabalhos com certeza não são divertidos, e outros são muito. Essa mudança de cultura para algumas pessoas pode ser muito difícil, então quando alguém me pergunta se é fácil? - Não gente, não é fácil - é muita coisa ao mesmo tempo. Trabalhos que você nunca fez, distancia da família, outra cultura, outra língua, mas no final o resultado o aprendizado, novas amizades, lugares espetaculares, isso vale muito.

Sobre tempo livre, trainee tem? Sim, geralmente finais de semana e até mesmo férias, algumas viagens com a família, essa é sem dúvidas uma das melhores experiências, esse vínculo com a família. Eles fazem de tudo para você poder se sentir em casa, você participa como se fosse filho, vai festas, jantares, viagens, chora junto com as perdas, sorri com os ganhos. Eu particularmente mantenho contato constante com minha família da Austrália.

Essa experiência foi tão boa que não parei, quando finalizei meu programa na Austrália me inscrevi para outro programa nos EUA, e atualmente estou trabalhando em uma empresa terceirizada de colheita, estamos no meio da colheita nos Estados Unidos, e desde junho desse ano já colhemos Trigo, Canola, Ervilha, feijão e agora estamos colhendo Soja e ainda vamos ter milho. O trabalho aqui não tem animais, é claro, mas trabalho como operador de máquinas, dirijo caminhões, tratores e ajudo na manutenção das máquinas e veículos em geral. A vida aqui é um pouco diferente pois como é uma empresa temos outros Trainees de diferentes países, como Holanda, Dinamarca e é claro Brasil. Trabalhamos muitas horas por dia, e só temos folgas em dias de chuva - sim é muito trabalho, mas estamos em período de safra, então pessoas que tem vínculo com agricultura sabem que safra não tem hora.

Esse é um pequeno resumo da minha Vida de Trainee. Confio na CAEP e estou muito feliz com o investimento que fiz com essa empresa. Qual o próximo passo agora? Colher os frutos dessa experiência. Quer conhecer o mundo e aprender sobre novas culturas?

Inscreva-se hoje mesmo para um dos programas da CAEP!

Mais informações - deixe sua mensagem no Messeger ou siga no Instagram - lucas_gentil

Boa sorte e nos vemos pelo mundo!

Lucas Gentil da Silva, 30 anos. Atualmente se encontra nos EUA, pelo Intercâmbio Agrícola da CAEP Brasil na área de Grãos e anteriormente também esteve na Austrália.