Depoimentos - Canadá

Canadá

Depoimento Igor Scaldini

Olá! Me chamo Igor, tenho 24 anos e já fui Trainee duas vezes pela CAEP. Na 1ª vez, fiquei um ano no Estados Unidos e depois, 7 meses no Canadá. Em ambos os casos eu trabalhei em Fazenda Leiteira. Os benefícios que o programa me trouxe são imensuráveis, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Cheguei nos Estados Unidos com nível de inglês não muito bom, mas depois de um ano convivendo com americanos já conseguia falar e entender praticamente tudo.

Fiquei um ano hospedado em uma casa de família. Além do inglês, aprendi muito sobre a cultura local e tive a oportunidade de conhecer vários lugares, como San Francisco e Lago Tahoe, na Califórnia. Lá vi neve e pratiquei snowboard pela primeira vez - dois sonhos realizados em uma tacada só. Foi também na Califórnia que eu corri minha primeira maratona e pulei de paraquedas.

A fazenda que eu trabalhei na Califórnia não era muito grande, e por isso eu era responsável por várias funções diferentes como ordenha e manutenção de tratores e maquinários em geral. Isso foi ótimo para minha formação profissional e me desenvolveu várias habilidades que eu nunca imaginei que aprenderia. No Canadá a experiência também foi ótima. A fazenda era muito moderna e grande. Lá eles também tinham plantações e por isso eu passei grande parte do tempo aprendendo coisas totalmente novas. Inspirado pela maratona que tinha completado na Califórnia, foi no Canadá que eu corri meus primeiros 100 km.

Acredito que, muito mais importante do que a capacitação técnica que o programa proporciona, é o desenvolvimento pessoal que viver fora do Brasil proporciona para qualquer pessoa.Se estar longe de casa já é um desafio, imagine estar em um país estrangeiro, onde na maioria dos casos não se fala a língua local, e ainda ter que se virar com comida, roupa, viagens, etc? Essas são as habilidades que eu desenvolvi ao longo do programa, além do relacionamento interpessoal com pessoas de outra cultura, que com certeza ficarão comigo o resto da vida e contribuirão para a realização dos próximos objetivos.