Depoimentos

Murillo Camara de Oliveira, aluno do Instituto Federal de Educacao Ciência e Tecnologia do Mato Grosso realizou seu intercâmbio pela CAEP na Bergen's Nursery de março a setembro de 2016.

Sonho, crescimento e realização, estes foram os três responsáveis pela minha ida para os Estados Unidos. Um sonho que acabou sendo realizado, com o objetivo de evoluir como pessoa e profissional. Pode até soar um pouco clichê, mas o crescimento pessoal e profissional é inevitável, durante o período de estágio/intercâmbio, os desafios, as dificuldades, o relacionamento com pessoas de diversos países do mundo, põe à prova a todo o momento a sua capacidade de resiliência, de adaptação. A forma de trabalho no dia a dia com a qual os americanos executam, deve ser seguida como modelo, e inserida em nossa forma de trabalho. O inglês é um processo evolutivo dia após dia, tijolo por tijolo, um pouco frustrante quando você quer falar algo e não consegue, ainda mais quando você se prende e quer passar a mesma ideia que pensou em português, não vai! rs.

Fiz estágio em potted plants, área com a qual nunca havia trabalhado antes, e que também não tinha como objetivo de trabalho, mas foi a oportunidade que tive e decidi pegar. Ao chegar à cidade em que eu moraria por alguns meses, Park Rapids no estado de Minnesota, já me parecia familiar do tanto que pesquisei antes de ir, cidade pequena, mas tinha McDonalds (pra um cara do interior do Mato Grosso, já era um grande diferencial). A casa onde morei era uma casa confortável, onde dividia com ucranianos e outros brasileiros, a convivência foi tranquila e fiz grandes amizades.

Na Bergens, empresa onde estagiei, erámos pessoas de 8 diferentes países, nas mais diversas atividades do dia-a-dia, como irrigação, fertirrigação, controle de plantas daninhas, insetos, doenças, e carregamento das plantas. O convívio com pessoas de outras nacionalidades te obriga à conversação em inglês, e assim vai se desenvolvendo, junto às aulas a qual participava 2 vezes por semana. Além de muito trabalho e crescimento, o intercâmbio agrícola me deu a oportunidade de conhecer 6 diferentes estados nos Estados Unidos, tive a oportunidade de ir à maior feria agropecuária do mundo, a Farm Progress Show no estado de Iowa, e me divertir em Las Vegas e Los Angeles. Pra quem está em dúvida, e tem oportunidade de participar dessa experiência, fica aqui gravada minha vivência, vale muito a pena.

Acesse também os depoimentos por país listados abaixo. 

Programas

Escolha seu país de interesse: